Duas semanas com o Nokia N900

As próximas linhas não são propriamente um review, mas simplesmente os pontos relevantes da minha experiência de 2 semanas com o meu novo Nokia N900.

Comprei sem olhar a unidade que estava exposta na loja, apenas conhecendo-o por vídeos de “hands on” no YouTube. Ao abrir a caixa e tirá-lo do seu “berço”, vi logo que era pesado e grosso demais para um telefone. Ao ligar e começar a usar vi que não podia considerá-lo um telefone, mas um internet tablet ou computador de bolso, algo assim.

O sistema operacional é o Maemo 5, baseado em Linux, bastante rápido, flexível e poderoso. O que tenho ouvido de amigos desenvolvedores é que o potencial é incrível, alguns dizem que é o maior dentre as plataformas existentes. Também já li em alguns lugares que este sistema se tornará o padrão Nokia para os aparelhos da série N.

Mas o momento é de lançamento. Nova plataforma, novo conceito, tudo muito “verde” ainda. A loja de aplicativos Ovi ainda não existe para o modelo e a quantidade de aplicativos disponíveis é mínima, mas nada que os “early adopters”,aqueles com muita atração por novidade, não estejam acostumados.

O corpo do aparelho é sólido, o movimento para expor o teclado é preciso, sem folgas. Este acende conforme a luminosidade externa. As teclas são bem próximas o que dificultou digitação no início, mas agora, após acostumar, dá pra escrever bem rápido.

A tela tem 3,5 polegadas, do tamanho da do iPhone, mas com uma resolução WVGA (800 x 480 pixels), 2,5x mais pontos que na do aparelho da Apple. O touchscreen é resistivo, com sensibilidade excelente, e o corpo do aparelho ainda guarda uma canetinha, mas que não precisei usar ainda nessas duas semanas de uso. A capacidade de armazenamento é enorme, já vem com 32GB e ainda tem espaço para expandir por microSD (+ 16GB). Transferi logo todas as minhas músicas e alguns vídeos por cabo USB e que por sinal também carrega a bateria do aparelho. A interface do media player é simples e funcional, mas faltam recursos. Uma coisa que me surpreendeu e gostei foi o reconhecimento de outras mídias na rede de casa, pois logo que liguei o media player ele já reconheceu meus 2 notebooks de casa e, a partir dali, pude acessar músicas, vídeos e fotos que estavam nos outros computadores da casa.

Os vídeos que coloquei no aparelho são wmv, divx e xvid e todos tocaram muito bem, sem engasgos. Liguei o cabo de saída de vídeo na TV de casa e… perfeito! Outro dia fui a um jantar na casa de um casal de amigos, a TV e o som deles que tinha entrada para iPod não funcionam mais desde o último apagão no Rio de Janeiro, só restou um radinho que não tinha entrada de audio. Lembrei que o N900 tem transmissor de FM, fui nas configurações, liguei o recurso e… perfeito! Meus quase 30GB de músicas tocando na casa. Em algum momento alguém me ligou e o toque começou a sair pelo radinho, mas quando atendi a conversa só saiu no próprio fone, como deve ser. Bastou desligar a chamada que a música voltou de onde tinha parado.

O sistema operacional é um espetáculo, a multitarefa funciona incrivelmente bem. Consigo deixar mais de uma dezena de janelas abertas, todas rodando ao mesmo tempo e vendo sua atualização em tempo real.

Skype, Google Talk e cliente para telefonia SIP já vêm integrado e são acessível diretamente da lista de contatos, ou seja, a partir da lista de contatos eu consigo interagir através de qualquer dessas formas de comunicação. Apesar de ter suporte à voz, podendo falar diretamente com outro Skype ou telefonia via Skype Out, ainda não tem suporte a vídeo conferência por IP.

Acesso a web é uma maravilha! O browser roda igual ao do meu notebook. Acesso meu home banking do HSBC com perfeição. Funciona tão bem que não precisa de cliente para acessar o YouTube, basta fazê-lo pelo próprio browser, que suporta Flash 9.4.

A camera é de 5 megapixels, com lentes Carl Zeiss e flash com duplo led. Filma em WVGA também a 25 quadros por segundo. As fotos e vídeos feitos no aparelho podem contem geotags usando o aGPS do N900, além do que o sistema de tags escolhidos pelo usuário é muito simples e prático. Dali mesmo você pode compartilhar com Facebook, Flickr e o que vier pelo futuro.

Vocês devem estar percebendo, da forma que estou escrevendo parece que o aparelho é perfeito, que não tem nenhum ponto fraco, mas não é verdade. A minha empolgação veio de uma expectativa que foi bem superada pela Nokia no N900 mas não o suficiente para não me incomodar com alguns pontos: 181g é muito pesado e junto com a espessura, não te deixa esquecer que está no bolso; a falta de aplicativos é frustrante, mas isso um pouco de espera resolve; a posição das entradas do headset e do cabo de dados dificultam a digitação e até segurar o aparelho; e para finalizar, o único recurso que roda na orientação de retrato é a tela de ligação, o resto todo só dá para usar no modo paisagem.

Resumo o N900 como um aparelho com hardware magnífico, um baita sistema operacional e com muito trabalho ainda a ser feito dando o toque final no que já existe e incentivando os desenvolvedores a explorar todo o potencial do conjunto.

Leia também:
Nokia N900 com o Sistema Maemo Baseado em Linux

Autor: Marcelo Araújo

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */