Nick Ellis do Digital Drops é um dos Windows 7 Testers!

Windows 7 Testers

logo_windows7

Eu fui escolhido pela Microsoft para ser um dos “Windows 7 Testers” no Brasil, e isto é um motivo de muito orgulho para mim, velho admirador da empresa de Redmond, e fã de carteirinha dos lendários Bill Gates, Paul Allen, Craig Mundie e Steve Ballmer, entre outros executivos da Microsoft. O Windows 7 vai ser oficialmente lançado no Brasil no dia 22 de outubro, e eu e outros 6 blogueiros vamos fazer testes e experiências durante 75 dias usando o novo sistema operacional. Para tanto recebemos um notebook com o sistema pré-instalado e uma excelente configuração, e o computador será devolvido após os testes.

Eu sou usuário do Windows desde a primeira versão, e mesmo depois de ter comprado um MacBook alguns anos atrás, continuei sendo fiel a Microsoft, usando o Windows XP no computador do trabalho e o Windows Vista no meu outro notebook. Apesar da minha empolgação inicial com o Windows Vista (cheguei a comprar a versão Ultimate importada em uma bela caixa), o sistema nunca me convenceu, mas em compensação, em apenas alguns dias de uso, já posso dizer que o Windows 7 melhorou e muito a minha experiência de usar um computador, o que me dá a certeza de que o Windows 7 é o melhor sistema operacional já criado pela Microsoft até hoje. Eu já bem deixei claro a todos que acompanham o meu blog ou me seguem no Twitter, eu nunca tive uma boa relação com o Windows Vista, e apesar de sempre ter trabalhado muito bem com o Windows XP, sou um daqueles usuários que sempre faz questão de testar as versões mais novas dos programas e sistemas operacionais. Depois de ter me decepcionado com a última versão do Windows, pude comprovar que o Windows 7 é melhor, mais rápido e mais estável do que os seus antecessores, deixando o Windows XP e o Vista literalmente no chinelo.

Se você é como eu, e sempre está fazendo várias coisas ao mesmo tempo, os novos recursos do Windows 7 podem fazer uma grande diferença na sua produtividade, poupando o que você tem de mais precioso, o seu tempo. A nova barra de tarefas do Windows 7 é um dos pontos altos do novo sistema operacional, pelo menos na minha opinião. Você pode fixar um programa na barra de tarefas arrastando e soltando o ícone naquele local. Se você passa o mouse sobre um dos programas da barra de tarefas, ele mostra uma miniatura com o conteúdo daquela janela, incluindo até mesmo vídeos. E se você passa o mouse sobre cada um destas miniaturas, o Windows 7 mostra o programa em tela cheia, o que facilita e muito a navegação que tem usa várias programas ao mesmo tempo, que é exatamente o meu caso. Ao retirar o mouse, a sua área de trabalho volta a ficar como antes, e tudo sem nenhum tempo de espera, mas caso você queira uma destas janelas, basta clicar na miniatura.Os ícones dos programas mostram todos os documentos abertos, o que acaba com aquela confusão do Windows XP, que mostrava um ícone para cada documento aberto. As Jump Lists também funcionam na barra de tarefas, basta clicar com o botão direito sobre os programas e o Windows 7 também mostra os documentos mais recentes, no caso do Word, ou até mesmo o histórico do browser, no caso do Internet Explorer 8. São funções simples, práticas e úteis, exatamente o que eu espero de um sistema operacional.

Se você tem milhares de janelas abertas o tempo todo e fica difícil enxergar a área de trabalho, basta usar o AeroPeek. Um clique no canto direito da barra de tarefas mostra o seu desktop rapidamente minimizando os outros programas com as janelas visíveis, e ao clicar novamente ele volta com os programas. Um detalhe interessante é que ao manter o mouse sobre este canto, o AeroPeek mostra as bordas de todos os programas abertos. O AeroShake é outra função extremamente útil, quando você está trabalhando em um programa importante (como o Excel, por exemplo) e quer esconder os outros programas para se dedicar aquela tarefa ou copiar algo para o desktop, basta clicar na barra do topo do programa e sacudir com o mouse para o Windows 7 “esconder” todos os outros programas. O Aero Snap também ajuda bastante quando você quer comparar dois documentos, ou fazendo uma cópia entre duas pastas diferentes, basta arrastar o programa para a lateral ou topo para fixar o programa naquela posição.

Um dos maiores problemas do Windows Vista era a dificuldade de instalar seus equipamentos como impressoras, scanners e celulares. No Windows 7 fica tudo mais fácil, com a seção Devices and Printers do painel de controle, que mostra todos os periféricos que estão instalados no seu computador e torna a tarefa de parear os aparelhos como o sistema bem mais simples e rápida. Testei os meus celulares (iPhone e N97) com o Windows 7 e o resultado foi muito satisfatório. A seleção de redes também ficou muito mais simples no Windows 7, e assistir a um vídeo na minha HDTV é tão simples quanto ligar o cabo HDMI e esperar o Windows 7 reconhecer a TV. Até agora o Windows 7 não travou uma vez sequer, nem mesmo rodando vários programas enquanto assistia a um vídeo, conferia o e-mail e o Twitter e copiava arquivos de um pendrive. Instalar um HomeGroup e compartilhar músicas, vídeos, fotos e documentos com as pessoas da sua casa ficou muito mais fácil, além de totalmente seguro.

São muitas as melhorias e novidades do Windows 7, e nos próximos meses, você vai conferir tudo aqui no DD. E no final deste período de testes, que vai incluir vários posts e vídeos com dicas e informações interessantes, eu vou sortear para os leitores do Digital Drops 5 3 cópias da versão Signature Edition do Windows 7 Ultimate, que tem a assinatura impressa de Steve Ballmer na embalagem, assim alguns de vocês vão poder comprovar na prática tudo o que eu estou falando sobre o novo sistema da Microsoft.

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */