Xperia X1… Demorou!

sony_ericsson_xperia_x1_2

A expectativa era grande, afinal é um produto anunciado meses antes do lançamento, que por sua vez sofreu alguns atrasos. Tecladinho QWERTY físico, tela touchscreen e menor e mais leve que o meu antigo HTC Tytn II, com o qual tanto trabalhei em trânsito… Bem interessante para um cara que se interessa por tecnologia de celulares, como eu. Tive 6 modelos de marcas e sistemas operacionais diversos, nos últimos 3 anos. Na verdade meu trabalho tem a ver com isso, não foi só diversão.

Voltando ao produto em questão, o Sony Ericsson X1 Xperia, que estava doido para testar. “Hmm… meio pesadinho, não gostei.”, disseram as meninas a quem mostrei o aparelhinho novo. “Análise muito superficial!”, achei eu. Afinal, ele tem um tecladinho QWERTY físico. Comecei a testar de verdade, com vontade. Tirei meu chip do meu celular oficial e coloquei nele. Primeira boa surpresa foi ver que o 3G da minha operadora pegou no “bichinho”, o que não é tão comum, pois usam a freqüência de 850Mhz no Rio de Janeiro e a maioria dos telefones top de linha que conheço lançam primeiro, ou até exclusivamente, para a freqüência de 2100Mhz.

Clique abaixo para continuar lendo o post.

sony_ericsson_xperia_x1_1

“Beleza, pegou o 3G!”, então configurei logo meu serviço de e-mail, contatos e calendário nele. Como todos os meus dados estão num sistema da Microsoft (Exchange 2007) e o sistema operacional do X1 é um Windows Mobile 6.1, foi “plug and play”, compatibilidade imediata, sem instalação de softwares de terceiros. 3G bombando e, em menos de 3 minutos, já tinha todos os meus e-mails, compromissos e quase mil contatos no aparelhinho. Imagina, todos os e-mails desde 2000, uma caixa postal de quase 10GB, acessíveis num gadgetzinho sem fio, numa tela de apenas 3’’. Mágica!

Mas minhas boas lembranças do Windows Mobile, que sempre simpatizei, desde suas primeiras versões que eu usava nos meus PDA’s iPAQ, estavam indo embora. Não dá mais para precisar usar duas mãos para usar um telefone! Só acostumei a isso antes porque os smartphones acrescentavam tantas novas funções a um aparelho que antes só fazia ligações, que valia a pena. Mas depois do iPhone… Eu tive um. Comprei logo que descobriram o lance do desbloqueio. Larguei porque não existiam aplicativos suficientes, no Windows Mobile eu fazia mais coisas. Até surgir a AppStore. Grande jogada!

Aceito usar duas mãos para usar o Excel Mobile, escrever um e-mail mais extenso, usar determinados aplicativos. Mas para fazer uma ligação não! O Windows Mobile tem aquela “bandeirinha” no canto superior esquerdo da tela que pra apertar com o dedo é um horror! E pra piorar, a tela do X1 tem um desnível com a borda que a cerca, então o dedo encosta na borda e não no canto da tela. E aí? E aí que a sua outra mão serve pra isso, puxe a canetinha e vá em frente.

Achei um software pra resolver isso: Spb Mobile Shell 3. Muda tanto o uso do sistema, que eu incluiria o preço do software no do telefone, para cálculo do meu orçamento pessoal. Mas também não acho justo ter que comprar um programa de US$30 pra um sistema operacional de celular ter uma boa interface com o usuário nas tarefas mais comuns. Mas hoje é assim. Pelo que vi, o novo Windows Mobile 6.5, resolve isso.

Gostei do hardware, você sente a qualidade na mão. O processador é rápido e a duração da bateria é melhor do que esperava. Agüentou cliente de Twitter e Facebook aberto em background o dia inteiro, acesso a e-mail em “real time” (no modo push – tá bom, quase real time, não é um Blackberry), algumas ligações e pouco browsing, porque nesses browsers não dá (nisso o iPhone é imbatível). Mas quero pontuar que a minha rotina é usar bem durante o dia e deixar no carregador à noite, enquanto durmo, pois já desisti de tentar passar de um dia de bom uso com smartphones.

A câmera é de 5 megapixels e filma em 640×480 a 30 quadros por segundo, uma maravilha! Tudo bem que o N95 já faz isso a alguns anos, ainda com sistema anti vibração e depois saída direta pra sua TV, mas nos Windows anteriores, ninguém tinha feito, que eu me lembre. No GPS o sistema operacional se mete pra complicar de novo. Tive que configurar a porta COM pra fazer funcionar o Google Maps! Não tragam a complicação dos nossos PC’s de mesa para os nossos PC’s de bolso, por favor, senhores!

Abrindo o teclado a orientação da tela muda para modo “landscape” (“deitado”). Coloca-se o telefone no ouvido e a tela continua sensível ao toque, então não aperte muito na orelha. Rsss. Sobre a qualidade do sinal: Meu Nokia N95 pegava muito melhor, com sinal mais cheio em lugares que eu freqüento. Pra ouvir o áudio de um filminho, vídeo do YouTube (sim, tem software cliente próprio do YouTube para Windows Mobile) ou ouvir música, pode usar o seu headphone ou earphone preferido, pois a saída é um P2.

Com essa experiência classificaria como um bom equipamento, que demorou pra sair e com um sistema operacional que precisa amadurecer para uso em smartphones. E agora continuo a busca do meu próximo celular oficial. Quero ver o HTC Diamond 2, Nokia N97, Samsung Omnia HD e… o novo iPhone, com o novo sistema. Inté a próxima…

Autor: Marcelo Araújo

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */