O Google Apresenta Suas Armas: GPhone e Open Handset Alliance

gphoneofficial.jpg

O Google Phone foi apresentado ontem, só que ao invés de um simples celular criado por uma fabricante, é uma plataforma open source que vai rodar em celulares feitos pelas empresas HTC, LG, Motorola e Samsung. Os celulares vão estar a venda nos Estados Unidos no segundo semestre de 2008, pelas operadoras Sprint e T-Mobile (a AT&T ficou de fora dessa). Além disso, os celulares também vão ser vendidos na China, Japão, Alemanha, Itália e Espanha, em operadoras locais.
A plataforma está sendo desenvolvida por 34 empresas, que compõem a Open Handset Alliance, como Skype, Nvidia e Intel, entre outras. Cada uma vai colaborar com a sua especialidade, a Nvidia vai criar placas gráficas e a Skype cuidar da parte de VoIP, por exemplo.

O CEO da HTC, tradicional parceira da Microsoft (que também ficou fora dessa), diz que o celular vai ser focado nos consumidores. O SDK para desenvolvedores deve ser lançado no próximo dia 12 de novembro, e a plataforma já está sendo desenvolvida há três anos, desde que o Google comprou a Android Inc. Além da AT&T e da Microsoft, quem também ficou de fora desta festa foram a Nokia, Sony Ericsson, Blackberry/RIM, Apple e Verizon.

O detalhe mais interessante é que a instalação da plataforma em novos celulares não vai custar nada para os fabricantes, o que deve reduzir os custos, e preocupar muito a concorrência. O Google não deve colocar sua logomarca nos novos celulares, pois o seu modelo de negócios é vender anúncios.

Na minha opinião, esta é mais uma jogada de mestre do Google. Se alguém tinha alguma dúvida de que o Google vai dominar o mundo, agora não resta mais.

Saiba mais sobre a Open Headset Alliance.

Maiores detalhes sobre a nova plataforma e os celulares conceituais em breve. Enquanto isso, leia mais no blog Google Discovery.

Via Gizmodo.

Clique abaixo para conhecer todos os membros da Open Handset Alliance e um vídeo de introdução da Android Inc.


Membros da Open Handset Alliance
Operadoras Internacionais
China Mobile
KDDI
NTT DoCoMo
Telecom Italia
Telefonica

Operadoras Americanas
T-Mobile
Sprint Nextel

Fabricantes
HTC
LG
Motorola
Samsung

Fabricantes de componentes e semi-condutores
Audience
Broadcom
Intel
Marvell
Nvidia
Qualcomm
SiRF
Synaptics
Texas Instruments

Empresas de Software, Design e Sistemas
Aplix
Ascender
eBay
Esmertec
Google
Living Image
NMS Communications
Noser Engineering
Nuance
PacketVideo
SkyPop
SONiVOX
TAT (The Astonishing Tribe)
Wind River

/* Track outbound links in Google Analytics */