Turbina movida a lixo

mrfusion.jpg

Quem teve a oportunidade de curtir a década de 80 assim como eu, deve se lembrar de um clássico dos cinemas: De volta para o futuro. Nesse filme, após uma viagem ao futuro, o Dr. Brown retorna com seu DeLorean máquina do tempo funcionando com o Mr. Fusion, um pequeno aparelho doméstico para transformar lixo em energia. Naquela época, pura ficção. Hoje uma realidade, e mais, projeto brasileiro!
Os pesquisadores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) terminaram recentemente o desenho do que seria a primeira versão do Mr. Fusion. A idéia do projeto, é utilizar plasma gasoso para decompor o lixo, gerando gases extremamente caloríficos e injetá-lo em uma turbina.
Espera-se que, além de ser uma fonte de energia alternativa também seja 100% ecológica, pois todo o lixo dali descartado, poderia ser aproveitado para pavimentar ruas. No filme o Mr. Fusion não asfaltava ruas, então estamos um passo a frente da ficção!
Por enquanto, os pesquisadores só tem o reator de plasma e aguardam patrocínio para comprar uma turbina e colocar a solução completa em funcionamento até 2008. Prazo mais do que razoável, levando em conta que a solução do filme está bem mais a frente dessa data.

Fonte: IDGNow

“Fred Banionis é consultor de redes em Ribeirão Preto, SP, e autor do blog chmod007, onde trata sobre a tecnologia em si e a influência da psicologia e política dentro desse campo”.

Autor: Marcelo Araújo

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */