WWDC Apple: Conheça o Mac Pro

macpro.jpgSteve Jobs e Phillip Schiller apresentaram hoje na Worldwide Developers Conference (WWDC) da Apple o novo Mac Pro, um upgrade dos computadores topo de linha da Apple, que agora também vão ter processadores Intel Xeon com velocidades de até 3 GHz. Este processador é 3x mais poderoso que o Xeon, e cada Mac Pro vai ter dois destes processadores, sendo na prática de 1.6 a 2.1 vezes mais rápido que o G5 Quad.

Usando o mesmo case do G5 (porque não uma nova?), o Mac Pro vai ter dois drives de discos ópticos e vai rodar processadores Intel Woodcrest, baseados na tecnologia Core. Graças a avanços na eficiência, os processadores emanam menos calor, e portanto precisam de menos ventilação, resultando em mais espaço para mais discos. Ele tem espaço para quadro discos rígidos, com até 2 TB de capacidade.

Phil Schiller anunciou que a configuração básica do Mac Pro vai custar US$2.499 por um sistema com dois processadores Xeon dual core de 2.6GHz com 1GB RAM, placa gráfica Geforce 7300 GT (256 MB VRAM) e um SuperDrive. Ele aproveitou para provocar a Dell, dizendo que um produto semelhante da empresa custaria pelo menos US$ 1.000 a mais. E a opção completa pode ter processadores de até 3GHz com 16GB de RAM, 2TB de discos rígidos e placas gráficas como a Radeon X1900 ou FX4500 além de conectividade Bluetooth e AirPort. Phil também disse que estes produtos estarão a venda a partir de hoje.

Saiba mais sobre o Mac Pro.
Saiba mais sobre o Leopard.

UPDATE:
Veja o vídeo da apresentação (Quicktime).
Veja fotos do Mac Pro.

Acompanhe um resumo do dia na WWDC depois do jump, mas já vou avisando, não foi anunciado nenhum iPod novo, muito menos o tal iPhone (fontes internas garantem, mesmo que a Apple lance um iPod celular, ele nunca terá este nome).

Via Gizmodo e Engadget.


O CEO da Apple Steve Jobs, na abertura do evento, declarou que haviam 1.000 engenheiros presentes, e enfatizou que havia um engenheiro para cada quatro visitantes. Ele mencionou o crescimento do Mac, dizendo que os últimos meses foram os melhores da história do Mac em todos os tempos. E disse que o Mac continua a ganhar terreno no mercado, com 1.3 milhões de unidades entregues nos últimos quatro meses. Jobs também falou que o mercado cresceu muito em junho graças ao MacBook, com o MacBook Pro liderando os produtos. De todos os Macs vendidos, três quartos deles são Intel.

stevejobs_engadget.jpg
Foto: Engadget.

Phil Schiller, (WorldWide VP de Marketing da Apple) falou do processo de transição dos Macs para os processadores Intel, que se iniciou em janeiro e terminou hoje. Ele também falou do servidor XServe, que também tem poder quad Xeon de processamento, com performance similar aos novos Mac Pro. Ele anunciou que o novo Xserve deve ser cinco vezes mais rápido que o seu antecessor.

Steve Jobs falou sobre as novidades do Leopard, o último update do OS X, e segundo ele, o melhor sistema operacional do Mac de todos os tempos. Ele atacou a Microsoft ao comparar a nova versão com o Vista, e chamou Bertrand Serlet (VP de Software Engineering) que brincou com a platéia ao falar dos banners com os dizeres “Redmond, liguem as suas copiadoras” e “Hasta la vista, Vista”.

A maior novidade do Leopard, Segundo Scott Forstall (VP de platform experience) é que a interface de 64-bits foi modificada para ser compatível com as aplicações de 32-bits. Agora é possível rodar aplicações de 32-bits lado a lado com 64-bit sem necessidade de emulação ou tradução. Ele chamou isto de “suporte completo 64-bit, de cima abaixo”. Ele também falou sobre o Time Machine, um programa de backups que faz automaticamente uma cópia de tudo no Mac, e pode restaurar tudo de volta ao dia em que você quiser, um arquivo de cada vez.

O Boot Camp, o programa que permite que você rode o Windows XP no Mac vai ser parte integrante do Leopard. Segundo as informações, o programa já teve meio milhão de downloads.

Outros avanços do Leopard foram anunciados, como o Spaces, aonde múltiplos desktops podem ser criados e você pode fazer um zoom out para ver todos os desktops, trocar entre eles e até mesmo arrastar itens de um desktop para o outro.

Foram anunciadas também melhorias na ferramenta de busca Spotlight. Agora os usuários podem procurar arquivos até em outras máquinas, se tiverem as permissões para isto. Novidades também no To-do Lists, iCal e no Notes, agora você pode adicionar qualquer arquivo do seu computador a sua lista de pendências ou bloco de notas. Também foi anunciado o Core Animation, que permite aos desenvolvedores criarem aplicações que podem mostrar facilmente múltiplas camadas de textos, imagens, vídeo e animações.

Confira também a cobertura completa no Engadget e no Gizmodo.

Autor: renato

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */